Transtorno do Desejo (Baixa Libido)

O que é?

O entendimento que a maioria das pessoas ainda tem sobre a libido é muito reduzido, ela é bem mais do que o impulso sexual. Libido é a energia vital, a força que move todo comportamento e também está relacionada à sobrevivência. A expressão vem da teoria da afetividade, conceito difundido por Freud. Já o desejo sexual está completamente relacionado à mente. O pensamento, por meio da fantasia, desperta a vontade de transar.

O Transtorno do Desejo Sexual Hipoativo (TDSH) é uma disfunção sexual caracterizada pela deficiência ou a ausência persistente ou recorrente de desejo ou fantasia sexual para a atividade sexual conduzindo a acentuado sofrimento e dificuldades interpessoais.

Pode acontecer com homens e mulheres, mas é mais prevalente em mulheres. Enquanto nos homens o desejo sexual hipoativo surge frequentemente associado à disfunção erétil, nas mulheres está ligado a dificuldades de excitação e do orgasmo.

O desejo sexual depende de áreas muito sensíveis do nosso cérebro que respondem a estímulos sexuais. Desta forma, muitos fatores podem alterar a capacidade de uma pessoa de responder a estímulos sexuais. Por isso, os casais costumam entrar em uma dinâmica de suas relações sexuais que, ao invés de aumentar o desejo, o prejudicam cada vez mais.

A pessoa que sofre de falta de desejo sexual não consegue desfrutar de seus relacionamentos e passa a evitar momentos de intimidade. É como se estivesse sempre em estado de alerta a cada investida da parceria, recusando qualquer demonstração de afeto que possa levar ao contato sexual. Assim, geralmente há um aumento nos conflitos em torno de seu relacionamento sexual. Isso tende a piorar ainda mais o desejo sexual da pessoa afetada.

O que causa?

A falta de desejo sexual é um problema causado por múltiplos fatores, não ficando apenas nos altos níveis de ansiedade, cobrança de desempenho e dificuldade de excitação, mas indo além, para questões psicológicas mais inconscientes.

Preocupações quanto ao desempenho, expectativas quanto aos sentimentos do parceiro, medo de uma gravidez indesejada, conceitos equivocados sobre sexo, crenças religiosas, cobranças e auto cobranças quanto ao que se deve fazer e esperar no momento do sexo, medo de parecer fácil ou oferecida, conflitos no relacionamento, estão entre as causas mais comuns.

Como tratar?

Após a avaliação diagnóstica adequada, o tratamento acontece por etapas. As técnicas apresentadas tem como objetivo que a pessoa entenda como funciona sexualmente e facilite a exploração do próprio prazer sexual.

A terapia sexual produz efeitos muito positivos no tratamento da falta de desejo e, quando necessário, também pode envolver a parceria. Em situações assim, incentivamos que o parceiro ou parceira participe mais ativamente para que possamos trabalhar em questões mais profundas sobre a sexualidade, assegurando resultados ainda mais satisfatórios nos relacionamentos.

Como marcar uma consulta?i

Tanto para o atendimento em Terapia Sexual individual ou atendimento em casal. E também independente se o atendimento for online ou presencial é só clicar no botão abaixo