Em primeiro lugar e também para desmistificar uma ideia preconceituosa, é necessário esclarecer o que uma sexóloga não faz.
A sexóloga não é uma pessoa que gosta muito de sexo, ela pode até gostar, mas apenas no âmbito pessoal, não em relação aos seus pacientes.
No ambiente de consulta ela não pode, em nenhuma hipótese, excitar ou manter relações sexuais com seus pacientes. Troca de nudes, jogos sexuais, toques e exames físicos também são proibidos. Apenas profissionais titulados em medicina e/ou fisioterapia pélvica, estão habilitados a realizar exames e testes físicos em seus pacientes.
A sexóloga é uma profissional com formação acadêmica especializada em sexologia e em terapia sexual, que compreende o estudo do comportamento sexual do ser humano em todas as sua dimensões: biológicas, psicológicas e sociais.
Fernanda Viana é Terapeuta Sexual e possui Título de Sexóloga pela Associação Brasileira dos Profissionais de Saúde, Educação e Terapia Sexual – ABRASEX
O trabalho da sexóloga é focado em auxiliar pessoas que sozinhas não conseguem vencer as dificuldades sexuais como, recuperar o desejo e o prazer que permitem a satisfação sexual. Também atuam como conselheiras contribuindo para a resolução de problemas da vida cotidiana que podem estar atrapalhando a vida sexual da pessoa ou do casal, ajudando a recuperar a autoconfiança, o autoconhecimento, estimulando a modificação de hábitos sexuais nocivos, contribuindo assim para a compreensão da própria sexualidade.
As abordagens são diversas:
Terapia Sexual: diagnóstico e tratamento das disfunções sexuais;
Educação sexual: compreensão da própria sexualidade, identidade de gênero, orientação sexual, diversidade sexual, prevenção de abusos, ISTs e autoconhecimento;
Sexologia social: trabalha as dinâmicas sociais e religiosas relacionadas à sexualidade.
Além de realizar todas essas atividades, a sexóloga estuda as causas emocionais que resultam nas dificuldades de ter atividades sexuais satisfatórias. Assim como uma psicóloga analisa o seu passado, entende o seu problema e lhe auxilia a resolvê-lo, a sexóloga vai fazer a mesma coisa, só que tratando problemas relacionados ao sexo e à Sexologia.