Tecnicamente chamado de Transtorno da Dor Gênito-pélvica/Penetração, a dor na relação sexual, ao contrário do conceito popular, nada tem a ver com falta de sexo, não se resolve com o tempo e nem com uma taça de vinho.
Quem sofre com esse transtorno, além da dor na penetração, sente ardor, que a vagina está fechada ou muito estreita, pode parecer até que tem uma faca entrando. Não consegue realizar um simples exame ginecológico nem mesmo com um cotonete. Colocar um absorvente interno ou um coletor menstrual? Impossível.
A grande questão é que A MAIORIA DOS GINECOLOGISTAS NÃO ESTÃO HABILITADOS para diagnosticar as causas do problema, recorrendo muitas vezes a recursos nada eficazes.
Pessoas que sofrem de dor na penetração e que conseguem resolvê-las graças à terapia sexual.
Como vamos trabalhar para resolver a dor gênito-pélvica?
Na primeira sessão vamos falar sobre o seu caso. Aqui você estará livre para explicar tudo o que acontece na sua vida sexual e no seu relacionamento. Eu também vou te perguntar algumas coisas sobre o seu histórico médico geral, para que eu possa ter uma ideia geral de sua saúde.
Eu vou te ouvir de forma que se sinta confortável e segura. Vamos descobrir quais são as causas dessa dor e trabalhar para resolvê-la. Se for necessário, vou indicar o trabalho em conjunto com um fisioterapeuta pélvico especializado.
Se você tem uma parceria, é importante que também participe do tratamento, assim, se você se sentir confortável pode fazer as sessões em conjunto.
Fernanda Viana, Sexóloga, Terapeuta e Consultora em Saúde e Educação Sexual, filiada à Abrasex (Associação Brasileira dos Profissionais de Saúde, Educação e Terapia Sexual) e Bacharel em Direito.
Join our newsletter to get the free update, insight, promotion about the entrepreneur, business, and career.