Sim, existe tratamento. Com a terapia sexual o homem consegue vencer a ausência de ereção.
A disfunção erétil afeta cerca de 15 milhões de homens no Brasil, sendo o motivo de maior procura pela terapia sexual pelos homens.
A disfunção erétil, também conhecida como impotência sexual, afeta cerca de 15 milhões de pessoas no Brasil, cerca de 45% da população masculina. A condição se caracteriza pela dificuldade recorrente em manter a ereção peniana por tempo suficiente para permitir a penetração ou a satisfação sexual.
Outro ponto importante de ter em mente é o fato de que a impotência sexual possui diferentes causas possíveis e, para entender o que pode estar acontecendo, é necessário investigar o que está se passando na sua vida e na sua saúde.
Pessoas com esse transtorno podem apresentar baixa autoestima, baixa autoconfiança, senso diminuído de masculinidade e depressão. Além disso, quando o problema se repete, a tendência é evitar encontros e relações sexuais pois o desejo sexual fica reduzido.
A disfunção erétil é bastante comum e pode aparecer em qualquer idade, inclusive em pessoas que não possuem nenhum problema físico mas que, por algum motivo, não conseguem manter uma ereção.
As causas são diversas mas podemos destaca 3 tipos:
Orgânica: tem relação com algum problema físico, como diabetes, problemas cardiovasculares, uso de algum tipo de medicamento, cirurgias, etc. Na entrevista diagnóstica é a primeira a ser avaliada.
Psicogênica: A mais comum, tem como principal fator responsável a ansiedade e até medo de falhar. Quando não tratada pode desencadear um problema físico. Os picos de adrenalina no corpo fazem com que a musculatura responsável pela ereção, contraia, quando deveria estar relaxada.
Mista: É quando o problema, envolve as duas questões acima e exige uma atenção multidisciplinar.
Independente da causa, a disfunção erétil tem tratamento e você pode recuperar sua qualidade de vida e sua atividade sexual. Com a terapia sexual, 95% dos casos são resolvidos sem o uso de medicamentos. A pessoa volta a ter qualidade de vida e satisfação plena.
Fernanda Viana, Sexóloga, Terapeuta e Consultora em Saúde e Educação Sexual, filiada à Abrasex (Associação Brasileira dos Profissionais de Saúde, Educação e Terapia Sexual) e Bacharel em Direito.
Join our newsletter to get the free update, insight, promotion about the entrepreneur, business, and career.