Ciúmes nem sempre significam controle

Me canso um pouco do discurso que “cuidado com o ciúme, que te torna uma pessoa tóxica”, porque me parece bastante reducionista e indutor de culpa.

O ciúme é uma emoção, e não podemos deixar de senti-lo, embora cada pessoa o perceba e o administre de maneiras diferentes, além disso, podemos ter ciúmes em todos os nossos relacionamentos, não apenas no casal.

Por isso não podemos invalidar os sentimentos de ciúmes de outras pessoas, pois nem sempre vêm de mitos de amor romântico ou desejo de controle.

Essa emoção também pode surgir como resposta à falta de cuidado, inseguranças pessoais (como medo de abandono), necessidades não atendidas no relacionamento, acordos que não estão funcionando, falta de reforço positivo, ou mesmo reativamente. , ou após a desonestidade.

➡️ É importante aprender a falar sobre eles, e pedir cuidados, ao invés de limites, na maioria dos casos, isso não quer dizer que não tenhamos que fazer trabalhos pessoais, mas podemos nos apoiar em nossos vínculos se precisarmos.

➡️ Da mesma forma, quando alguém nos expressa seu ciúme, o ideal é validá-lo, ouvir os cuidados que pede e acompanhá-lo na emoção, mas também estabelecer limites para não abrir mão de nossa liberdade individual por causa disso.

Afinal, relacionamentos saudáveis ​​não são aqueles em que não há problemas ou sentimentos desconfortáveis, mas sim aqueles que nos permitem trabalhar em nós mesmos sabendo que temos apoio ao nosso lado.

Então tome cuidado com o ciúme demonizador, eles ainda estão lá por um motivo 💖

Aproveite e leia também

Capa do Livro Sexo no Casamento - O Resgate

O relacionamento que você deseja começa com uma decisão. Dê o primeiro passo!